Mozambique: Acute Malnutrition Situation March - May 2018 and Projected September 2018 - February 2019
RELEASE DATE
01.06.2018
VALIDITY PERIOD
01.06.2018 > 28.02.2019
March - May 2018 
September 2018 - February 2019 
 
   legend

Key
results


Population
estimates


Recommendations
& next steps


Acute
Malnutrition


DISCLAIMER: please note that this IPC Acute Malnutrition analysis was integrated with an IPC Acute Food Insecurity analysis referring to almost the same period (April - September 2018). Please click here for more information.

Período de Março-Maio 2018

Neste período, que corresponde a época de pré-colheita, o número de casos de desnutrição aguda estimados é de cerca de 34,000 crianças destas, cerca de 6,000 com desnutrição aguda grave e 29,000 com desnutrição aguda moderada. O distrito de Namuno na província de Cabo Delgado foi o único em situação de alerta (fase 2 do IPC-DA por Peso para Altura) e os restantes 8 distritos  classificados em situação aceitável. Refira-se que para igual período do ano passado (2017) o distrito de Namuno havia sido classificado em situação critica (fase 4 do IPC-DA por perímetro braquial). Esta mudança na situação é provável que seja relacionado a mudança no método de recolha de dados usado na recente avaliação sazonal de nutrição – inquérito SMART – que foi representativo para o distrito e desnutrição aguda medida pelo índice peso-para-altura. Por outro lado, as respostas de emergência (baseadas na comunidade) intensivas que vêm sendo levadas a cabo naquele distrito (incluindo Chiúre).  Note-se, no entanto, que apesar do distrito de Milange (província de Zambézia) estar em situação aceitável, este é o que apresenta maior número de crianças afectadas com 11,800 crianças seguido de Namuno com 5,984 e Chiúre com 4,614 crianças. 

Projecção Junho–Agosto 2018 e Setembro 2018–Fevereiro 2019

No curto período de tempo da primeira projecção, que corresponde a época de colheita e pós-colheita, um distrito poderá mudar de fase: Macossa poderá passar para a fase alerta/grave (fase 2-3 do IPC-DA por perímetro braquial). O distrito de Macossa tem um padrão epidemiológico atípico do resto do país. Dados históricos para o mesmo período de projecção dos passados dois anos (2016 e 2017) mostraram registos de casos consideráveis de malaria onde cerca de 5850 e 5757casos registados em 2016 e 2017 respectivamente. Note-se, no entanto, que a mudança de fase projectada pode ser provável uma vez a percentagem de desnutrição aguda observada em 5.4%, precisando apenas de 0.6% para mudança.  O distrito de Namuno poderá registar ligeiras melhorias na situação, todavia sem mudança de fase. Por sua vez, para a segunda projecção de Setembro 2018–Fevereiro 2019, correspondente a época de escassez, a situação poderá deteriorar-se para todos os distritos com impactos sobre a mudança de fase nos distritos de Balama (Cabo Delgado) e Marara (Tete) para fase alerta/grave (fase 2-3 de IPC-DA por perímetro braquial) e Milange (Zambézia) para a situação de alerta (fase 2 de IPC-DA por peso-para-altura). Em geral, o distrito de Namuno continua sendo o mais vulnerável para todos períodos de analise. Factores Contribuintes As causas imediatas, em todos os distritos analisados (especialmente nos distritos mais afectados), são: quantidade e qualidade muito baixa da alimentação infantil e complementar; doenças, especialmente a diarreia, malaria. As causas subjacentes são principalmente as práticas de aleitamento/aleitamento materno exclusivo; aliado à baixa procura dos serviços de saúde onde existe uma cobertura muito baixa do Programa de Reabilitação Nutricional (falta recorrente de suplementos nutricionais e fraca rede comunitária para fazer busca activa dos casos de DA); e baixo acesso a fontes de água segura e não disponibilidade de saneamento do meio melhorado e insegurança alimentar na situação de estresse e critica em determinadas áreas. Além disso, nas causas básicas destacam-se os altos índices de analfabetismo, com maior prevalência nas mulheres (> 60%), e uma baixa cobertura de unidades sanitárias e fraco acesso às mesmas, fraco saneamento, altos níveis de pobreza nas zonas rurais, entre outras. Uma visão completa dos factores que contribuem para a desnutrição aguda junto com um enfoque sobre os resultados da análise dos distritos mais afectados para desnutrição aguda são apresentados nos apêndices.


Country Related Information



Contacts





Join our mailing list  

  >